II Ciclo de workshops sobre o uso do GeoVisor de Amazônia 2.0

Em quatro sessões realizadas entre 18 e 26 de maio de 2021, Amazônia 2.0 (A2.0) proporcionou um segundo ciclo de workshops virtuais, dessa vez em inglês, para melhorar o conhecimento no uso do Geovisor desenvolvido pelo projeto.

Nesta ocasião, 20 pessoas compostas por organizações indígenas, agências governamentais e membros da equipe A2.0 da Guiana e Suriname, participaram da oficina de treinamento sobre esta importante ferramenta. Estas oficinas foram organizadas pelo projeto e facilitadas pela EcoCiencia - que lidera o processo de administração e treinamento do Geovisor - e tiveram um formato teórico-prático, baseado na abordagem "aprender fazendo".

A resposta ao treinamento foi extremamente positiva por parte dos participantes de ambos os países. Irvin Ristie, representante da Organização dos Povos Indígenas do Suriname (OIS), comentou na conclusão das oficinas que o GeoVisor "é uma ferramenta muito útil que certamente podemos utilizar para diferentes projetos".

O GeoVisor é um dos principais componentes tecnológicos da plataforma regional A2.0, o qual  permite de forma dinâmica visualizar informações geoespaciais sobre vários tópicos, tais como: áreas de trabalho e áreas monitoradas do projeto; monitoramento da biodiversidade, clima, uso do solo; questões relacionadas à governança florestal, entre outras questões prioritárias, para contribuir para uma melhor gestão territorial e processos de governança onde o A2.0 está sendo implementado.

Como parte deste processo, também foi realizado o Lançamento da Plataforma Regional nos dias 27 e 28 de maio, onde foi compartilhado o progresso dos componentes sociais e tecnológicos desta ferramenta abrangente que busca  melhorar a governança e a gestão territorial com base em experiências de monitoramento comunitário.