Universidad de la Amazonía cria jogo virtual sobre gestão de resíduos em Mononguete

Estudantes e professores da instituição acadêmica viajaram para o núcleo de Mononguete em Solano (Caquetá), uma área de intervenção do projeto Amazônia 2.0. Lá eles trabalharam com a comunidade para aumentar a conscientização e praticar uma gestão adequada do lixo.

"Expedição Mononguete para um ambiente saudável" é um videogame criado pelo Departamento de Educação a Distância da Universidade da Amazônia, que surgiu do acordo entre o centro universitário e a Fundación Natura, durante a execução do Projeto Amazônia 2.0, cujas ações são desenvolvidas no Núcleo Mononguete e no Resguardo Indígena Inga de Niñeras en Solano (Caquetá).

O acordo, com o objetivo de fortalecer processos pedagógicos em áreas rurais e dispersas de Caquetá, permitiu uma série de encontros e articulações entre estudantes e professores da universidade e organizações sociais do setor, promotores ambientais, a empresa de utilidade pública e a Instituição de Educação Rural de Mononguete, com o objetivo de ampliar as capacidades locais para a correta gestão do lixo.

Os espaços didáticos incluíram, entre 2019 e 2020, oficinas teóricas e práticas sobre separação e classificação de resíduos, transformação de resíduos sólidos em artesanato e visitas de conscientização aos locais mais poluídos da área.

Como descrito no repositório de recursos educacionais digitais do portal web do Departamento de Educação à Distância, a partir de uma seqüência de desafios, busca-se que os atores "aprendam a classificar os resíduos sólidos e entendam como podem ser usados", a partir da dinâmica e do contexto de um lugar chamado Mononguete.

Portanto, os personagens e cenários do videogame representam elementos característicos do local, como a poluição do Rio Caquetá, que faz parte da rota para chegar a Mononguete; as ruas e casas do local, o veículo puxado por animais no qual a comunidade coleta o lixo, entre outros.

Levando em conta que o problema do descarte inadequado de lixo não afeta apenas as 185 famílias que vivem nesta área, mas é uma prática generalizada, que se repete em muitas partes do país; o videogame está disponível para qualquer pessoa com acesso à Internet que esteja interessada e também faz parte do compromisso da Amazonía 2.0 de contribuir para o fortalecimento da governança territorial na região.

Para saber mais sobre a "Expedição Mononguete para um ambiente saudável" visite: https://distancia.uniamazonia.edu.co/rrm/apps/mononguete/